sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Acelerar o download de pacotes com o apt-p2p

Se você já é um usuário GNU/Linux então está acostumado com os termos referentes à instalação de software. Caso não seja, saiba que os softwares são organizados em pacotes, que são estruturas muito estáveis e trazem inúmeras vantagens para instalação e manipulação de software. APT é a ferramenta de modo texto mais básica utilizada para manipular estes pacotes em sistemas baseados no Debian (como o Ubuntu), e existem diversos outros programas como o Synaptic e o Adept que facilitam o uso do APT em uma interface mais amigável. O apt-p2p vem para otimizar o trabalho do APT e, consequentemente, de todas as outras interfaces de instalação de software.

A teoria:
OK, pense em estar baixando um pacote que o seu vizinho já baixou, instalou, e deixou no cache na pasta /var/cache/apt/archives/. Agora imagine se você pudesse baixar este mesmo pacote direto da casa de seu vizinho e ainda contribuir para que mais pessoas pudessem usufruir desta possibilidade.
Foi pensando nisto que surgiu o apt-p2p. Segundo informações do pacote:
Apt-P2P é um auxiliar para baixar arquivos de pacotes Debian com o APT. Ele baixará quaisquer arquivos necessários de outros pontos Apt-P2P à maneira ponto-a-ponto e, com isso, reduzindo a carga nos espelhos Debian.

Como funciona:
Você provavelmente já utilizou ou pelo menos ouviu falar sobre o funcionamento do Emule ou BitTorrent, onde existe um compartilhamento de arquivos entre diversos usuários e alguns métodos de verificação de integridade dos arquivos.
O apt-p2p funciona de uma maneira semelhante, onde os usuários compartilham os arquivos que lhe interessam e todos acabam ganhando. Ele funciona como um proxy rodando localmente, fazendo com que cada requisição do apt passe por ele, que trata as requisições de forma adequada. Mas para que o apt-p2p possa fazer seu trabalho, você terá que editar cada linha de repositório no arquivo /etc/apt/sources.list e em cada um da pasta /etc/apt/souces.list.d, adicionando localhost:9977 após cada http://. Muitos blogs apresentam comandos para automatizar este processo.
Como muitos repositórios possuem métodos para garantir a integridade dos arquivos (que eles sejam idênticos aos originais), o apt-p2p verifica os arquivos, e em caso de erro, ele baixa os arquivos do servidor original. Por precaução eu só adiciono o localhost:9977 aos repositórios que tem autenticação, você pode listá-los nos Canais de software.

Como instalar:
O apt-p2p está disponível nos repositórios-padrão do Ubuntu, então, sem maiores preocupações, instale com o Synaptic, Adept, Apt (apt-get), ou similar, conforme sua preferência. :D

Como configurar:
Adicione localhost:9977 após o http:// dos repositórios dos quais você preferir compartilhar/pegar pacotes compartilhados.

Como verificar o status do apt-p2p:
Caso você digite "localhost:9977" no seu navegador, aparecerá uma página de exibição do status do apt-p2p.

Muito legal, não acham? Eu já uso o apt-p2p, só faltam vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário