quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Instalando seu Linux de forma mais segura

Este tutorial pretende sanar alguns problemas e dar algumas dicas na hora de instalar o Ubuntu ou qualquer outra distribuição no computador.
Baseado em minhas próprias experiências em diversas instalações (muitas, por sinal), já tive problemas ligados à MBR do computador, seja com erros no carregamento dos sistemas ou mesmo no acesso à partições, e geralmente ocorriam por uso de softwares não confiáveis ou equívocos na hora de efetuar configurações avançadas de particionamento e carregamento de boot, ou ainda por ter o Windows instalado na máquina e do nada der um erro absurdo...
Ainda outra coisa, digamos que você tenha uma ou mais distribuições no seu computador, e tenha personalizado seu bootloader, seja GRUB ou outro. Caso ao instalar uma nova distribuição para fim de testes, ela acabe por sobrescrever a sua chamada ao bootloader, o que você faz?? E se quiser desinstalá-la e retornar ao carregador de boot anterior? Diversos blogs, sites e possivelmente até amigos seus, dizem que é só reinstalar o bootloader novamente, mas eu tenho outra solução que julgo mais fácil.
Minha solução para todos os problemas veio quando encontrei na internet os comandos para se fazer backup da mbr. Isto mesmo, se é nela que vai residir a maioria dos problemas, é muito interessante darmos um cuidado especial a este pedacinho do nosso HD.
Para salvar a MBR:
sudo dd if=/dev/sda of=backup.mbr bs=512 count=1
E para restaurar:
sudo dd if=backup.mbr of=/dev/sda

Lembrando que "sda" refere-se ao HD onde consta a mbr a salvar/restaurar, e "backup.mbr" é o caminho do backup. Mais uma coisa, lembre que na MBR estão armazenadas informações como o tamanho de suas partições, então procure não redimensioná-las entre o salvar e o restaurar de sua MBR, ou poderá perder as informações das partições modificadas.

Instalando seu novo sistema:
Sem maiores confusões? Pois bem, eu sempre recomendo fazer a alteração das partições antes de instalar, talvez por preferencia própria, mas acredito que assim é mais confiável, recomendo o editor de partições Gparted, de longe o melhor que já vi.
Rode seu live-cd e execute o primeiro comando, o de backup, no terminal (geralmente gnome-terminal, konsole ou xterm). Prossiga com a instalação e, caso seu GRUB antigo seja substituído por um que você não goste, ou caso tenha problemas de inicialização, você pode simplesmente recuperar sua MBR para a versão anterior.
Simples, não? Espero que tenham gostado e que estas informações lhe sejam úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário